Como germinar grãos, cereais e sementes

Olá pessoal, como vão? Sei que não tenho postado tanto por aqui, mas tenho um motivo pra isso: Acredito a maior parte do conteúdo que tenho produzido são mais fáceis de entender em vídeo, ou as vezes a receita é tão curtinha – quase uma dica – que cai muito melhor no instagram. Por isso tudo o que tenho feito tá concentrado no canal do Youtube e no meu Instagram. Alias, vocês já seguem/estão inscritos? 🙂  MAS o tema de hoje achei melhor fazer por escrito, porque um vídeo ficaria longo demais.

Quem aqui germina? Aprendi esse processo mágico da germinação quando descobri o que era REJUVELAC (falei dele no final do post, mas basicamente é o líquido da fermentação dos grãos/sementes/cereais germinados). Mas até então eu nem sabia qual era a função da germinação na alimentação.

Germinar altera toda a característica inical do grão.  A germinação aumenta o valor nutricional dos grãos e também melhora a digestibilidade dele, por quebrar previamente as proteínas, e consequentemente melhora a absorção dos nutrientes pelo nosso organismo, pois é como se a germinação fosse uma pré-digestão.

Os grãos germinados são muito utilizados na culinária viva (crua) e podem ser adicionados em saladas, sucos, dá pra fazer pastinhas e hamburgueres. Solte a imaginação e o céu é o limite! Só evite cozinhar porque estará matando o grão que você acabou de acordar, mas também não tem problema se você cozinhar, só não faz muito sentido, hehe.

Aqui nesse post eu vou ensinar como germinar a lentilha. O processo é o mesmo pra todos os grãos e sementes, mas o tempo pode alterar. Já testei esse processo com quinoa, trigo, feijão (sim! mas não os coma depois pois podem ser tóxicos a longo prazo) e lentilha, que é meu grão preferido pra germinar. Ah, importante dizer que o ideal é que o grão/cereal seja orgânico! 🙂

*Todos os utensílios envolvidos nesse processo devem estar 100% limpos e de preferência esterilizado para que não contamine os grãos e impedir o aparecimento de fungos.*

1- Deixe os grãos de molho por cerca de 8h-10h. Se você deixar menos do que isso, pode não ser o suficiente pra acorda-los, e MUITO mais do que isso pode começar a fermentar antes do que deveria. Eu costumo deixar durante a noite. Esse processo vai eliminar os anti-nutrientes.

1-molho.gif

2-  Passada as horas do molho, vamos escorrer a água e lavar bem os grãos.

2-escorre.gif

3 – Cubra com um pano fino, como uma gase ou um voal (voil). Pra que os grãos germinemeles precisam respirar, por isso o pano realmente precisa ser fino o suficiente para apenas manter possíveis bichos/insetos longe dos grãos.

3-1.gif

4- Agora é só deixar os grão descansando em um lugar sem luz direta e de preferência em temperatura de ambiente. Além disso, 2x por dia você vai lavar as lentilhas e escorrer, como no gif, para que os grãos se mantenham sempre úmidos.

3-lave e escorre.gif

5- Aí é só repetir esse processo até que seus grãos estejam germinados. Quando começar a sair um “narizinho” branco, o processo começou! Pode levar de 2 a 5 dias. (2-3 para fazer REJUVELAC e 5 dias para ter BROTOS)

LAVAESCORRE.gif

5- E pronto! Lentilhas germinadas. Agora se você quiser, pode simplesmente preencher o pote com água e deixar fermentar por de 1 a 2 dias que terá um belíssimo e super saudável REJUVELAC.

germinou uhul.gif

* SOBRE O REJUVELAC: Rejuvelac é como é chamado o líquido da fermentação de grãos, sementes e cereais germinados. Esse líquido funciona como um probiótico e auxilia no trato do sistema digestivo, consequentemente melhorando outros aspectos da sua saúde. Desde que parei com o anticoncepcional, tenho me atentado um pouco mais à saúde da minha pele, e uma das coisas que me foi recomendada foi justamente cuidar da flora intestinal, com uso de probióticos como Kefir de água, Kombucha e o REJUVELAC. Tenho adorado o rejuvelac pois é o que dá menos trabalho, além de que tanto para o Kefir quanto para o Kombuchá é necessário uma cultura (os fungos culutrados) pra iniciar o processo. Já o rejuvelac você pode fazer com o que tiver em casa! 🙂

iogurte-1.jpg

Se vocês quiserem saber como eu faço um Iogurte grego e Queijos vegetais a partir desse líquido, não se esqueçam de se inscrever lá no canal do youtube e ativar o sininho das notificações porque ainda esse mês terá receita dos 2! Espero que vocês tenham gostado da dica e até a próxima. ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: