Oi pessoal! Hoje eu trouxe pra vocês 3 idéias de lanchinhos pra comer entre as principais refeições. Esses lanches são de carboidrato moderado e cheios de gorduras boas e proteínas. As 3 idéias são bem completas nutricionalmente falando.
★ SNACK 1: Menteiga de amendoas torradas com cacau e frutas
- 250g de amendoas cruas (torrar na hora ajuda a liberar o óleo da manteiga e fica mais fácil processar)
- 3 colheres de sopa cheias de cacau
- Ingredientes opcionais: Açúcar de coco e uma pitada de sal. Como eu não uso açúcar, não tenho muita noção de quantidade, fica mais ao seu gosto mesmo. Vai colocando de colher em colher e provando pra ter certeza se ficou bom.
Modo de preparo da manteiga: Torre as amêndoas em forno pré aquecido a 180 graus por mais ou menos 25 minutos. Depois é só processar por bastaaaaaante tempo até virar manteiga. Deve levar cerca de 15 a 20 minutos. Aí é só acrescentar o cacau e processar novamente pra mesclar bem.
- Pra acompanhar: No vídeo eu decidi usar maçã Gala e uva Thompson congelada (amo <3) mas fiquem livres pra escolher a fruta de sua preferência! Com banana e morango também fica uma delícia.
Pra esterelizar o vidro: Eu só lavo ele muito bem e coloco em água fervente por 10 minutos, depois é só deixar secar naturalmente. Dá pra colocar dentro do forno também por uns 10 minutinhos 🙂 Esterelizar é muito importante pra matar todas as bactérias que podem prejudicar a duração da sua manteiga.
★ Snack 2: Hummus de piementão vermelho
- 2 xícaras de grão de bico cozido (e deixados de molho antes de cozinhar por pelo menos 24h pra retirar os fitatos – antinutrientes que além de causar gases podem atrapalhar a absorção de alguns nutrientes necessários pro nosso corpo
- 1/4 de xícara de tahine
- Suco de 1/2 limão
- 1 colher de chá de páprica
- 1 colher de chá de sal (ou à gosto)
- 2 dentes de alho
* Se você tiver mais tempo pra preparar: Aconselho assar o alho e o pimentão antes de processar porque fica MUITO BOM!
Modo de preparo: Só processar todos os ingredientes juntos! Simples assim.
- Pra acompanhar: Vegetais crus ou assados. Eu usei cenoura, pepino e pimentão crus e rodelas de batata doce assadas. Usar só palitinhos de batata doce assadas também deve ficar maravilhoso! Experimente rechear a tapioca/torrada com a pasta ou até mesmo usar como molho de macarrão. Fica uma delíicia!
★ Snack 3: Salgadinhos proteicos de “pizza” com mini pizas de berinjela assadas com queijo vegetal de girassol
Pro snack:
- 50g de grãos de soja não-transgênica
- 50g de nozes chilenas
- 50g de castanha de caju
- 50g de amêndoas
- Pro molho: 1 colher de chá de óleo vegetal + molho shoyo (usei daimaru sem gluten, sem glutamato e de baixo sódio) + 1/2 colher de chá de missô + 1/2 colher de chá de pasta de tomate concentrado + temperinhos a gosto, usei uma colheradinha pra cada (meio sem medida). Usei páprica, alho e cebola em pó, manjericão e orégano desidratados.
- Um punhado de tomate seco
Modo de preparo: Só misturar os ingredientes do molho e colocar um pouquinho de água pra ajudar a misturar. Aí é só jogar por cima das castanhas e soja e colocar pra assar por mais ou menos 30 minutos ou até ficarem dourados. Assei em 220 graus! – Tem que preaquecer o forno. Aí depois de assados eu joguei o tomate seco, mais orégano e sal.
*Dá pra substituir as castanhas pelo que você quiser e tiver em casa! Tipo amendoim, por exemplo. Vai ficar bem mais barato. Outra dica legal é semente de abóbora ou semente de jaca cozida. A soja também pode ser substituída por feijões (qualquer tipo) ou grão de bico.
Pro queijo vegetal:
- 1/2 xícara de semente de girassol deixadas de molho por pelo menos 2h
- Suco de meio limão
- 1 colher de chá de pasta de soja fermentada (Missô)
- 1/2 colher de chá de sal (ou à gosto)
- Cúrcuma/açafrão
- alho em pó ou 1 dente de alho
Modo de fazer: Assim como as outras pastinhas, é só processar todos os ingredientes juntos!
Dica extra: Se você acrescentar 1/2 colher de sopa de polvilho azedo e levar pro fogão a fogo baixo, (como fiz com o queijo de inhame aqui) ele fica com a consistência de estica-e-puxa de queijo tradicional! O polvilho pode ser substituído pela farinha de tapioca também. Finalize com azeite e vai ficar bem parecido com queijo mesmo.
E é isso pessoal 🙂 Qualquer dúvida é só deixar aqui em baixo nos comentários. Beijos e até a próxima!
Eu não sou vegana, mas estou amando este novo conceito de vida.
Parabéns!
CurtirCurtir