Receita de chocolate vegano e saudável – branco e preto!

 

VAI TER PÁSCOA VEGANA SIM!

Oi pessoal, tudo bem? Hoje eu trouxe uma receita pra vocês que eu tava louca pra postar há um tempo: Chocolate caseiro em 5 sabores diferentes: Chocolate branco puro, chocolate branco com framboesa, chocolate branco com nibs de cacau, chocolate 50% cacau e chocolate 50% cacau com castanhas! O melhor de tudo é que essa receita NÃO LEVA AÇÚCAR – exceto pelo AÇÚCAR DE COCO usado na versão preta, que também pode ser substituído pelo xilitol ou outro adoçante de sua preferência. Usei o xilitol por ser o adoçante natural com a melhor consistência de se trabalhar, por lembrar exatamente o açúcar usado geralmente nessas receitas, o impalpável.

Resolvi colocar essa receita aqui no blog porque sei o quanto é difícil encontrar chocolates aptos para veganos ou sem lactose por aí, principalmente na versão branca. Eu fiquei quase um ano sem comer chocolate branco desde que virei vegana, e ele era o meu preferido. Imagino que as pessoas que sofrem com alergias alimentares passem pelo mesmo! E como tá chegando a páscoa e eu tô pretendendo postar uma receita mara de ovo de colher, então nada melhor do que mostrar antes como produzo o meu próprio chocolate, né?

2.jpg

Só pra não perder o costume: Eu me permito comer seja lá o que for, desde que eu tenha cozinhado! Bato nessa tecla porque realmente acho importante saber o que você tá colocando dentro do seu corpo, como foi feita aquela comida, os ingredientes usados nela… Lógico que como comida feita por outras pessoas e – poucas vezes – industrializados. Mas sempre que possível prefiro consumir pratos que eu mesma faço. 🙂

Receita
Chocolate branco

1.jpg

Ingredientes

  • Manteiga de cacau – 1/2 xícara (cerca de 50g)
  • Xilitol refinado* – 1/2 xícara
  • Leite de coco em pó – 2 colheres de sopa
  • Extrato de baunilha – 1 colher de chá

Modo de preparo

Derreta a manteiga de cacau por completo em banho maria. Após derretida, adicione o xilitol e MEXA MUITO, vai demorar bastante pra dissolver, vai parecer que tá dando errado, mas é assim mesmo. Depois de dissolvido adicione as 2 colheres de sopa com o leite de coco em pó – e sim, pode ser qualquer leite vegetal em pó, usei o de coco porque só achei ele. A linha BioV da marca Jasmine tá com vários leites vegetais em pó, vale a pena dar uma procurada. – Mexa até dissolver e adicione o extrato de baunilha. Depois é só colocar nas forminhas que preferir e levar ao freezer por pelo menos 1h. Recomendo 2h, foi o tempo que deixei! Eu adicionei nibs de cacau e framboesa mas esse passo é completamente opcional e você pode adaptar pra forma que preferir, colocando morango, por exemplo. Gosto de usar frutas vermelhas porque sei que são as frutas que ficam gostosas ainda congeladas!

Chocolate preto

4.jpg

Ingredientes

  • Manteiga de cacau – 1/2 xícara (cerca de 50g)
  • Caucau em pó 100% puro – 1/2 xícara
  • Açúcar de coco – 1/4 de xícara ou a gosto
  • Extrato de baunilha – 1 colher de chá (esqueci de botar na minha receita, mas coloquem que fica bem bom! hihi)

Modo de preparo

Mesmo processo do branco: Depois de derreter a manteiga de cacau é só ir adicionando os ingredientes secos aos poucos e voilá! No preto eu coloquei castanha de caju picada mas também deve ficar muito bom com amendoim, amêndoas e com caramelo de tâmara.

* Se o xilitol não for refinado ou estiver granulado demais, vale triturar no liquidificador antes de usar pro chocolate não ficar com pedacinhos de grão.
** Já vi gente que substituiu a manteiga de cacau pela de coco, ou até mesmo por óleo de coco, mas como nunca fiz não sei dizer se fica exatamente igual.

ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: 

  • Eu comprei a manteiga de cacau em uma feira e não me lembro o nome dos expositores, mas geralmente se acha ela em lojas de confeitaria ou pela internet. Já vi gente fazendo com óleo ou manteiga de coco, mas não tenho certeza de como fica. O preto já fiz com óleo de coco e ficou bonzinho, mas não ideeentico ao chocolate com a manteiga de cacau. Talvez valha colocar essência ou aroma de chocolate se for fazer com óleo/menteiga de coco.
  • Sobre o xilitol: Ele é um adoçante natural refinado, não é dificil de achar mas também não é barato. MAS eu só fiz essa versão sem açúcar pra dar opção os que não podem comer açúcar. Se você consome açúcar normalmente pode substituir tranquilo! Mantenha as mesmas proporções do xilitol e se seu açúcar não for o de confeiteiro, vale dar uma triturada no liquidificador pro seu chocolate não ficar com granulados e o açúcar dissolver mais rápido. Quanto mais fino, melhor.
  • Se for fazer pra vender ou coisa do tipo recomendo usar um estabilizante como a lecitina de soja, pra ele não derreter tão facilmente. A proporção é 1/2 colher de sopa pra essa quantidade que fiz. (considerando 1/2 xícara de manteiga de cacau)

É isso pessoal, se fizerem essa receita me contem lá no instagram ou youtube usando a hashtag #ChocolateBacana 😀 E não esqueçam de se inscrever no canal porque vou postar mais receitas pra essa páscoa, fiquem ligados lá! /e aproveitem pra ver um aoutra receita que tenho lá no canal usando chocolate branco que é o bolo de nutella com cobertura de chocolate branco.
E essa é outra receita de chocolate branco proteico usando proteína isolada:

 

CHOCOLATE BRANCO VEGANO Lembra que eu falei que postaria a receita do chocolate branco que usei no bolo de nutella? Pois bem. Eu resolvi fazer esse chocolate depois de meses (ou anos, socorro) buscando uma versão vegana do meu chocolate preferido. Foi duro, porque eu realmente gosto muito de chocolate branco e a unica vez que tinha conseguido encontrar um vegano foi na Argentina, e ele custava bem caro pro gosto meia boca. Por fim, depois de namorar várias receitas na interner resolvi fazer a minha que além de vegano e caseiro é muito fitness sim por sou eu, né mores? Bory de receita fitness Ingredientes – 1/2 xícara de manteiga de cacau 100% pura – 1 pacotinho/scoop de proteina de baunilha (preferi usar a proteina por ja ser levemente adoçada, simular um leite em pó e ja ter o gosto de baunilha. Usei a de ervilha da essentials) – 1 colher de sopa de açúcar de coco* – 1 colher de chá de extrato de baunilha Modo de fazer: derreta a manteiga de cacau em banho maria ou no microondas (coloque o mic pra 30s, tire e mexa. Faça isso por pelo menos 2min ou até que a manteiga derreta 100%). Misture o resto dos ingredientes enquanto a manteiga está derrerida e coloque em um recipiente pra gelar por pelo menos 2 horas. * sobre o açúcar de coco: por ele ser bem granuladinho e mais escuro, isso vai comprometer a cor e textura do seu chocolate, que vai ficar com uns cristalzinhos amarronzados. Se preferir a versão mais fiel ao tradicional e não tão fitness, segue substituições: E SE EU NAO TIVER A PROTEÍNA DE BAUNILHA? Aí no lugar dela você vai usar 1 colher de sopa de leite em pó vegetal (coco, soja, o que vc preferir), 1/2 colher de sopa de extrato de baunilha e 1/3 de xícara de açúcar de confeiteiro. O açúcar de confeiteiro é o ideal pra essa receita por conta da textura, mas eu prefiro evitar consumi-lo, por isso preferi usar o de coco. Se você preferir, pode simplesmente bater o açúcar branco refinado no liquidificador pra ficar com uma textura menos cristalizada, vai funcionar também, mas não vai ficar perfeitão. . . . #vegan #govegan #veganfood #vegabfoodshare #chocolate #whitechocolate #veganchocolate #veganrecipe #veganismo #comidavegana #mulheresveganas

A post shared by Tayná Mota (@vegana.bacana) on

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: