Pão proteico e sem glúten

Oi pessoal! Hoje trouxe pra vocês a ultima receita amor-da-vida que tem ocupado um certo espacinho no meu coração ❤ hehe
Eu adoro pão, mas desde que cortei o glúten tenho comido pouquissimas vezes porque ainda não experimentei um pão industrializado que realmente tenha gostado, já que a grande maioria dos pães sem glúten e veganos são esfarelentos e nada proteicos. Por isso, pão agora só as vezes que eu me aventuro em fazer.

Na verdade isso é ótimo. Tinha comentado essa semana com a Luisa Ferrari que esses motivos que impedem a gente de consumir industrializado, seja ele o preço, sabor ou dificuldade de encontrar, acaba estimulando a gente a cozinhar mais e eu AMO isso. Por que? Por que minha filosofia alimentar é: você pode comer de tu-do, desde que você saiba de onde tenha saído o alimento, o que se gasta pra produzir, qual o impacto dele na cadeia produtiva e meio ambiente, e claro, no seu corpo. Por isso sempre prefiro consumir alimentos que eu mesma tenha cozinhado.

paozinho1.jpg

Antes de virar vegana eu não tinha experiência com pães, então não sou expert a ponto de desenvolver receitas como faço com as outras coisas. Por isso, a maioria das vezes só adapto receitas ao meu gosto e com o que tenho em casa, assim como fiz no pão de quinoa. Esse eu adaptei dessa receita aqui: https://www.amorpelacomida.com.br/pao-vegano-facil/ e fiz o possível pra deixar ele bem proteico, pois como eu disse, pães que não levam glúten nem nada de origem animal tendem a ser carboidrato simples e puro, daqueles que não tem muita utilidade nutricional.

paozinho 2.jpg

Receita:

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de trigo sarraceno
  • 1 xícara de farinha de amendoas (usei amendoa moída com casca mesmo – pode substitir por outra oleaginosa triturada, mas é importante que seja oleaginosa por conta do óleo)
  • 1/2 xícara de aveia sem glúten em flocos finos
  • 1/2 xícara de fécula de batata (ou araruta, ou de mandioca)
  • 2 colheres de sopa de açúcar de coco (ou qualquer um de sua preferência – mas tem que ser açúcar pra alimentar o fermento)
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
  • 1/2 colher de chá rasa de goma xantana (ou CMC – mas é extremamente necessário)
  • 1 colher de chá rasa de sal
  • 2 colheres de sopa de azeite (ou qualquer óleo vegetal)
  • 2 colheres de sopa de proteína vegetal (usei proteina isolada de ervilha)
  • 1 colher de sopa de levedura nutricional
  • 1/2 de colher de chá de açafrão (opcional)
  • 1/2 colher de chá de orégano (opcional)
  • 1 xícara de água morna
  • Gergelim ou outras sementes pra salpicar por cima

Modo de preparo:

Em uma bowl, misture todos os ingredientes secos. Nota da receita original: tome cuidado apenas para não encostar o fermento biológico diretamente com o sal. Adicione o óleo e a água aos poucos. Deixe crescer até dobrar de volume, o que vai levar cerca de 30 a 40 minutos. +nota da receita original: Deixe crescer dentro do forno micro-ondas desligado junto com 1 xícara de água fervida. Essa umidade e calor fazem com que o pão cresça melhor. Asse em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos. Depois é só esperar o pão esfriar pra desinformar (SÉRIO, DEIXEM ESFRIAR!!! nunca cortem um pão sem glúten recém saído do forno porque a massa continua assando depois que retiramos, e cortar pode fazer com que o pão embatume, ou seja, que a massa murche e fique bem pesada e com uma consistência esquisita). Depois de frio pode cortar e ser feliz 😀

poazinho 3.jpg

Espero que tenham gostado! Esse foi um dos pães mais saborosos que já fiz. Eu usei ele nas marmitas dessa semana e em uma das idéias de café da manhã do vídeo que sai no sábado lá no canal do Youtube.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: