BUDDHA BOWL: O que é e como montar uma

Eu posto no meu instagram com certa frequência fotos dos meus almoços de final de semana, que geralmente são Buddha Bowls (quando vão inventar uma marmita em formato de tigela, heim? Bem mais confortável XD) e vejo muitas pessoas dizendo que queriam aprender a montar uma. É muito comum também que as pessoas procurem formas de montar um prato vegano que seja completo em nutrientes, e essa “receita” é perfeita pra isso. Digo entre aspas porque não existe muito uma receita de Buddha Bowl, ela é mais uma tendência na montagem de pratos, mais que abrange todos os grupos de alimentos necessários pra um prato 100% saudável e baseado em PLANTAS (<3).

Mas afinal, o que é uma Buddha Bowl?

thumb blog sera2.jpg

Buddha Bowl pode ser traduzido pro português, literalmente, como “Tigela de Buda”. Por aqui também é chamada as vezes de “Tigela Arco-íris” ou “Hippie Bowl”. Essa tendência alimentar vêm ganhando força conforme a dieta baseada em plantas vai sendo disseminada pelo mundo como uma opção extremamente saudável e benéfica (eu ouvi um amém que as pessoas têm parado de dizer que se vc para de comer carne fica fraco e com anemia? yupi). É muito ocmum ver esses pratos super coloridos pelas redes sociais como instagram, pinterest e tumblr. E não é pra menos, já que ela é basicamente uma tigela de SAÚDE e LINDÍSSIMA!

Mas o que caracteriza uma Buddha Bowl como tal e não como uma simples tigela de salada? basicamente a forma com que ela é montada. Como eu disse antes, uma Buddha Bowl precisa conter todos os grupos alimentares necessários pelo corpo humano. A montagem dela é geralmente um pouco específica e os grupos alimentares envolvidos são: Folhas (todas), cereais (carbos complexos e geralmente também proteicos), proteínas (no caso das vegetais a maioria das vezes utilizamos leguminosas como feijões e etc), uma fonte de gordura boa, temperos frescos, um molho bem criativo e MUITOS VEGETAIS, quanto MAIS COLORIDO melhor!

É importante que os vegetais e folhas ocupem cerca de 50% do prato, geralmente incluindo a fonte de gordura. Já os outros 50% devem ser divididos entre os carboidratos e proteínas, 25% de cada. Claro, isso é uma média, você pode variar conforme preferir, pois não existem regras consistentes.

Pra ajudar a mostrar como eu monto uma Buddha Bowl, eu filmei meu almoço do domingo passado e coloquei no meu canal no Youtube. (vídeo abaixo)

O QUE USEI NO VÍDEO:

* FOLHAS: Espinafre tipo “Popeye”
*CEREAIS: Quinoa com curry e açafrão
* PROTEÍNA: Feijão azuki cozido com pimenta
* VEGETAIS: Couve-flor e cenoura cozidos no vapor
* GORDURA BOA: 1/2 Avocado
*TEMPEROS FRESCOS: Cebolinha e pimenta dedo-de-moça

Aqui vão mais dicas de variações de ingredientes pra cada grupo:

* FOLHAS: Espinafre, rúcula, agrião, alfaces e suas variações, repolho e couves, almeirão, chicória
* CEREAIS: Arroz, aveia, trigo sarraceno, quinoa, trigo, milho, amaranto
* GRÃOS: Feijões, grão de bico, lentilha, ervilha, soja
OUTRAS PROTEÍNAS VEGETAIS: tempeh, tofu, cogumelos
* FONTES DE GORDURA BOA: Tahine, azeite de oliva extra virgem 100% cru, abacate/avocado, coco seco, manteigas de oleaginosas ou amendoim, chia, linahça, semente de abóbora ou de girassol
* VEGETAIS FIBROSOS: Praticamente todos! Cenoura, brócolis, repolho, couve-flor, abóbora, beterraba, baatas, nabo, pepino…
* TEMPEROS FRESCOS: Salsa, cebolinha, manjericão, orégano, hortelã, pimentas, coentro
* MOLHOS: Esse grupo é super abrangente e livre, fica de acordo com a sua criatividade! Meus preferidos são tahine, molho de semente de girassol com limão, um blend de vinagre balsamico + azeite + mostarda dijon, molho agridoce, pimenta sriracha.

Então é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado. E se você votou na enquete que fiz no instagram sobre o próximo vídeo ser uma Buddha Bowl ou 3 idéias de café da manhã, fiquem tranquilos que eu postarei os 2! E estou preparando um vídeo bem legal pras idéias de café da manhã, que por ser um pouquinho mais trabalhoso vai demorar 1 semaninha mais pra sair. Não esqueçam de se inscrever no canal no Youtube! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: