Hamburguer de casca louca: a versão vegana da carne louca

Meu deus, quanto tempo eu fiquei sem postar por aqui! Mais de um m~es, pra ser mais precisa. Já me desculpo por essa ausência, mas digo que foi por um bom motivo. Passei esse último mês focada em terminar meu último período na faculdade e fiquei dividida entre isso e um período intenso no trabalho também. Final de ano, né? Se não fosse assim não seria dezembro.

DSC_0949.JPG

Mas enfim, EU VOLTEI! Voltei e vai ter receita toda semana no blog, além dos vídeos que tenho postado no youtube. Alias, já viram? Pra quem ainda não conferiu, aqui tá o link do canal, e já tem vídeo de uma receita muito maravilhosa de bolo de “nutella” com chocolate branco, além do meu diário de corrida e, pra essa semana ainda, sairá meu primeiro “o que eu comi hoje”, um vlog onde mostro tudo o que comi durante um dia inteiro, com receitas veganas e super super saudáveis, além de adequada pra minha nova rotina de exercícios.

Bem, sem muitas delongas, essa receita que eu trouxe pra vocês é um hamburguer que eu fiz do 0, desde o pão até o queijo, bacon e a própria casca louca, que nesse post será a estrela principal. Mas afinal, que que é essa casca louca aí? A casca louca é a versão vegana da tradicional carne louca, mas aqui ela é feita com CASCA DE BANANA. Essa receita é muito legal além do custo ser quase 0, já que a gente sempre joga a casca da banana fora. Eu conheci esse prato no grupo Ogros Veganos no Facebook e fiz minhas adaptações. Ela surgia na minha vida como uma alternativa a carne de jaca verde, já que é muito difícil encontrar jaca, além de dar MUITO MUITO trabalho, como vocês podem perceber nesse post onde ensino a preparar a carne de jaca.

DSC_0941.JPG

Para a montagem do hamburguer, usei, além da casca louca, um queijo nacho de castanha MARAVELOUSO que vou ensinar a preparar lá no instagram e o mesmo bacon de tofu que usei na receita de macarrão à carbonara. O pão é de quinoa, sem gúten e super protéico. A receita original é da Alana Rox que apresenta o programa “Diário de uma Vegana” no canal de TV GNT, mas como sempre, fiz minhas adaptações. Pra quem quiser ver a receita dela, vou deixar o link aqui.  Mas já adianto que ainda essa semana vou ensinar a preparar esse pão ocm as adaptações que fiz, na versão neutra, temperada e doce. Vou usar esse pão como opção sem glúten pra receita de rabanada que vou fazer para o especial de natal.

Bem, depois dessa bíblia de texto, bora aprender a preparar?

Receita: Casca louca de banana

Ingredientes

  • Casca de 6 bananas
  • 1 pimentão vermelho pequeno
  • 1 pimentão verde pequeno
  • 1 tomate bem vermelho
  • 2 colheres de molho de tomate
  • 1 cebola (usei a roxa, mas fica a seu critério)
  • 3 dentes de alho
  • Molho shoyo
  • suco de 1 limão
  • sal e temperos à gosto: pimenta do reino, cominho, páprica picante, fumaça líquida e curry.

Modo de fazer: Antes de mais nada, higienize as cascas de banana na água. Depois de lavadas, deixe-as descansando por 30 minutos de molho em um recipiente com água e suco de limão até cobrir-las. Esse procedimento é pra diminuir a adstringência da casca, mas confesso que já precisei deixar por menos tempo (uns 15 min – enquanto cortava as verduras mesmo) e deu super certo. Enquanto isso, doure o alho e a cebola em fogo baixo. Quando a cebola estiver transparente e douradinha, pode adicionar os pimentões e o tomate e deixar refogando por mais um tempinho. Enquanto refoga, desfie ou corte as cascas em tira. Eu prefiro desfiar porque gosto mais de como fica a textura. Aí é só colocar as cascas, deixar pegar bem o gosto dos vegetais, adicionar o shoyo (à gosto) e o molho de tomate. Por último, colocar os temperos e deixar cozinhando em fogo baixo por uns 5, 7 minutinhos só pra ficar bem temperadinha. E tá pronto 🙂

DSC_0925.JPG

Quanto ao gosto de banana: Não fica. Sério. Fica 0 gosto de banana, não tem nem como associar uma coisa a outra. Pode confiar, e se eu estiver mentindo pode vir aqui no post reclamar que eu assumo a culpa, hahaha. Algumas pessoas preferem raspar a casca pra não ficar nenhum resquício do gosto de banana, mas eu nunca precisei fazer isso e nao acredito que faça tanta diferença comparado ao trabalho que daria raspar as cascas, acho essa etapa dispensável.

Espero que vocês tenham gostado e que eu tenha reinaugurado o blog com uma receita legal :D. Se fizerem a receita me contem pelo instagram 🙂 e se você ainda não me segue: @vegbacana.

 

Anúncios

Um comentário em “Hamburguer de casca louca: a versão vegana da carne louca

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: