Strogonoff Vegano e low carb

stroggnoff3.jpg

Oi pessoal! Essa semana que trouxe pra vocês uma receita que foi improvisada ms deu super certo. Geralmente eu faço a receita do post de terça-feira nos finais de semana, mas esse eu fiquei super sem tempo por conta de uma reforma que tô fazendo no meu quarto e já tava com medo e não rolar de postar. Mas aí eu improvisei esse strogonoff com o que tinha em casa pra almoçar e deu tão certo que eu resolvi postar ele mesmo aqui.

A receita, como sempre, é naquele esquema: Gosto e cara de junk food e valor nutricional de comida funcional. Segue a linha low carb então você pode comer a vontade sem sair da dieta. Ah, mesmo que você não seja vegano eu super recomendo testar essa receita porque tenho certeza que você vai adorar.

stroggonoff 4.jpg

Eu aproveitei o molho branco que fiz pro macarrão à carbonara que ensinei aqui. E assim como o molho branco, a biomassa pode ser substituída pelo creme inteiro de castanha de caju.


Sobre a carne vegetal que usei: Eu tinha em casa uma caixinha de “churrasco vegetal” da VegaBom e usei ele. Eu não costumo recomendar industrializados mas achei a composição dele bem legal e o gosto mais ainda. Provei ele em uma feira vegana e adorei. Atenção aos celíacos: Ele contém glúten. É claro que você pode substituir o churrasco vegetal pelo que você quiser. Sugiro cogumelo shitake ou portobelo pra combinar com o paris. Se você costuma comer proteína de soja, pode ser legal testar com ela também. Seitan, tempeh… enfim, as opções são infinitas. Vamos aprender a preparar?

strpggpmpff 2.jpg

Receita

Ingredientes

  • 1/3 de xícara de castanha de caju crua e sem sal, demolhadas por pelo menos 12h (se for usar só o creme de castanha sema biomassa, alterar para 1 xícara)
  • 1/2 cebola pequena picada
  • 1 dente de alho amassado
  • 2 colheres de chá de cebola em pó (opcional)
  • 1/2 colher de chá de sal ou salgue a gosto
  • 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde
  • 1/2 xícara de água
  • 2 colheres de chá de suco de limão ou vinagre branco
  • 1 tomate italiano grande picado, sem pele e sem semente
  • 250g de cogumelo paris
  • 2 peças de “bife” vegetal cortado em iscas
  • Molho shoyo
  • Mostarda

Modo de fazer

Refogue o bife vegetal e os cogumelos com o tomate e molho shoyo (é à gosto, mas adianto que é bem pouquinho) em fogo médio/baixo. Como eu já tinha o molho em casa porque sobrou do carbonara eu só descongelei e usei ele direto, mas vou copiar o modo de fazer o molho aqui pra quem não quer ir lá no outro link.

Em outra panela, refogue o alho e a cebola. Depois que estiverem douradinhos, coloque junto com todos os ingredientes (cebola em pó, castanhas, água, biomassa e o suco de limão)  do molho branco no processador e bata até formar um creme liso e homogêneo, sem pedacinhos.

Assim que o tomate ficar molinho é hora de colocar o molho branco que você acabou de preparar nele, junto com uma colher de chá de mostarda. Agora é só deixar pegando o gosto por mais ou menos 5 minutos em fogo baixo e é só servir. Eu decorei com cebolinha e pimenta dedo de moça, mas vocês podem decorar ou não, o gosto por si sem essas coisas já fica ótimo.

Pro arroz de couve flor que vocês sempre me perguntam: Basta processar grosseiramente 1 maço de couve flor crua e refogar com 2 dentes de alho, pimenta do reino e sal. 

Pra batata palha eu apenas ralei a batata, cozinhei por 15 minutos na água, escorri e sequei bem, em seguida levei pra assar em fogo médio pra baixo por 20 minutos. 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: