Blondie proteico de morango com chocolate sem glúten

Olá queridos! Esse sábado (15/09) foi a primeira edição do #PiqueniqueVeganizando (que foi LINDO, já quero de novo!) aqui no Rio de Janeiro, e cada pessoa levou pelo menos um prato de comida pra compartilhar. Meu prato escolhido foi um sucesso, e eu fiquei tão feliz com o resultado que resolvi postar aqui no blog! É o Blondie proteico de morango com chocolate.

DSC_0116.JPGO blondie é isso mesmo que o nome e aparência sugerem: A versão clara do brownie, que não leva chocolate preto e pode – ou não – levar chocolate branco em seu preparo. Eu escolhi fazer uma versão um pouco diferente da orginal, e que se parece bastante com a minha versão de brownie com base de feijão que fiz aqui. Nesse caso, não usei feijão e sim grão de bico pra base.

DSC_0068 copy.jpg

Seus ingredientes são super simples e ele é muito proteico não só pela presença do grão de bico mas também pela manteiga de amendoim. Ele também é uma opção super saudável já que não utilizei açúcar refinado e optei por utilizar adoçantes mais saudáveis em sua composição, no caso açúcar de coco e maple syrup, este último pode ser facilmente substituído por melado ou agave.

DSC_0126 copy.jpg

Geralmente os blondies são feitos com chocolate chips, mas eu optei por colocar também pedaços de morango frescos porque achei que combinaria. E eu estava certa, porque super combinou. O morango também deixou a massa inteira meio rosadinha e com gostinho de morango até onde não tinha pedaços. Eu que sou oficialmente uma MorangoLover simplismente amei. Nem quis comer muito pra sobrar pro piquenique, hihihi. Agora chega de papo e vamos aprender a fazer? 🙂

 

DSC_0113 copy.jpg

Receita

Ingredientes

  • 1 lata/vidro (420g) de grão de bico cozido
  • 1/2 xícara de manteiga de amendoim
  • 1/4 de xícara de maple syrup/melado/agave
  • 1/4 de xícara de açúcar de coco/demerara/mascavo
  • 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/4 de colher de chá de fermento
  • 1/4 de colher de chá de sal marinho
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 1/3 de xícara de chocolate chips ou em pedaços pequenos
  • 150g de morangos frescos

Modo de Fazer

Preaqueça seu forno a 180 graus. Enquanto isso, lave muito bem os grãos, aproveitando esse momento para tirar a pele dele. Não sei dizer se esse passo é imprescindível, mas preferi tirar e só me levou alguns minutos. O que fiz foi colocar todos os grãos num escorredor de macarrão e esfregar um no outro, assim a pele saia facilmente. Após limpo e escorrido, processar o grão de bico junto com a pasta de amendoim, o maple syrup e o açúcar. Após a mistura já ter virado uma pastinha homogênea, acrescentar o fermento, o bicarbonato e a essência de baunilha e processar mais uma vez. Depois disso misturar manualmente os chocolates e morangos. Colocar na forma muito bem untada ou com papel manteiga (fiz com papel manteiga) e levar ao forno por de 20 a 30 minutos. O ponto é quando ele está douradinho, levemente rachado e alguns chocolates e morangos já subiram pro topo. Pra garantir, é só enfiar um palito ou garfo e conferir se sai sequinho.

DSC_0094 copy.jpg

Que tal testar essa receita um dia que você estiver disposta a fazer um brownie, só pra variar? Te adianto que vai valer muito a pena. E se você fizer essa receita me conta tuuuudo, quero saber como ficou, se você optou por adaptar e fazer com outras frutas, pro exemplo. Dica: Não pensei nisso quando fiz, mas acho que ele ficaria muito bom com a mesma ganache que fiz pro brownie. Outra coisa muito legal também pra acompanhar pode ser um sorvete a base de castanhas ou banana congelada com calda de chocolate derretido. Essa é uma ótima idéia pra fazer de sobremesa praquela pessoa que tá quase virando vegana, só falta um empurrãozinho, hehehe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: