Desodorante caseiro, natural e vegano

Um dos primeiros cosméticos que eu procurei a versão natureba depois de virar vegana foi o desodorante. Desde então provei várias versões, tanto de marcas que comercializam esse tipo de produto natural quanto feito em casa. Mas esse foi o que mais me agradou até hoje, e é o que tenho usado atualmente. Essa é uma receita adaptada do famoso desodorante ensinado pela Bela Gil nas suas redes sociais, só que eu adicionei um outro ingrediente que  achei que super funcionou pra mim em outros desodorantes que testei. Eu diria que ele é uma versão um pouco mais potente do que o da Bela Gil pela presença desse ingrediente.

Muita gente me pergunta sobre minhas opções de produtos de higiene pessoal e como substituir as versões tradicionais, por isso resolvi fazer um post ensinando como preparo o meu. Ah, no final das contas ele também sai mais barato que um desodorante normal então se sua intenção ao utilizar produtos caseiros é reduzir o custo essa alternativa pode te agradar bastante. Mas antes de ensinar a fazer esse desodorante eu quero contar pra vocês os motivos pelo qual nós NÃO DEVERÍAMOS UTILIZAR a versão industrializada.

  1. Estudos comprovaram que o silicato de alumínio presente na composição das versões industrializadas tem relação com o câncer de mama.
  2. A grande maioria das composições tradicionais contém parabeno, triclosan propilenoglicol e quaternium 18 que são ingredientes que se acumulam nos tecidos do corpo e também tem alto potencial cancerígeno, além de também provocar outras doenças.
  3. Fato em especial para os antitranspirantes: Transpirar é um processo natural do corpo humano. É através do suor que eliminamos as toxinas presentes no corpo. O antitranspirante age fechando os poros, evitando que eles respirem. Ao atrapalhar esse processo natural você impede o seu corpo de funcionar da forma como ele deveria e prejudica o processo natural de regulação da temperatura.
  4. Esse fato é provavelmente o mais conhecido: os gases de clorofluorcarbono presente nas versões spray destroem a camada de ozônio.

Como não sou especialista no assunto, esses motivos que dei são apenas um resumo do que me fez querer parar de utilizar desodorantes industrializados. Se você se interessou pelo tema sugiro buscar textos mais completos que vão te ajudar a entender melhor os malefícios do uso contínuo desse tipo de produto.

Agora que a gente já sabe que esse produtinho que a gente sempre usou com a maior naturalidade durante toda a nossa vida é super prejudicial tanto à saúde quanto ao meio ambiente, vamos aprender a fazer uma versão com menos impacto ambiental?

Receita

Ingredientes

  • 1 xícara de leite de magnésia
  • 1/2 xícara de água
  • 10 gotas de óleo essencial de lavanda (ou qualquer óleo essencial de sua preferência)
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Modo de Fazer

Aqui não tem muito mistério, basta misturar os ingredientes e armazenar em um recipiente bem higienizado. Eu acho que a aplicação dele fica melhor e mais fácil com embalagens de spray, mas fica à seu critério.

Por que ele funciona?

Primeiro precisamos entender porque produzimos o tal do mau cheiro. O causador principal é a fusão de 2 fatores: Suor e bactérias. Quando certas bactérias entram em contato com o suor elas provocam o odor desagradável.

Utilizamos nessa receita o leite de magnésia porque ele é capaz de neutralizar os ácidos carboxílicos presentes no suor humano, e consequentemente reduz os odores causados pelo mesmo. Além disso, a utilização do óleo essencial de lavanda na composição mantém as eventuais bactérias longe do seu corpo, por ser antisséptica e bactericida. Ela ainda possui um cheirinho maravilhoso que vai te fazer esquecer as versões tradicionais cheias de perfume industrializado. Pra fechar, temos também na composição o bicarbonato de sódio, que é também um ótimo bactericida e neutralizador de odores, potencializando os efeitos dos 2 primeiros produtos destacados acima.

Características 

Acho importante dizer que se você tá buscando uma alternativa que te deixe com aquele cheiro maravilhoso tão forte que faz as pessoas terem vontade de cafungar sua axila tipo comercial de desodorante: Esquece. Ele não tem esse poder e nem é o intuito do produto. Agora, se o que você procura é um desodorante que segure (segurar e não impedir, please) a transpiração evitando a terrível pizza de baixo do braço e não te deixe cheirando mal durante o dia, essa pode ser uma boa alternativa.

Mesmo que diluído, por ser feito a base de leite de magnésia ele pode manchar roupas, então o ideal é esperar ele secar pra colocar uma roupa. A boa notícia é que ele seca rapidinho. E você se mantém sequinha(o) também o dia inteiro. Pra potencializar o efeito, você pode lavar as axilas com sabão de coco antes de aplicar o desodorante.

É isso, galera. Lembando que cada corpo é um corpo, e que algumas pessoas podem transpirar mais do outras, então o que funciona pra mim pode não funcionar pra você. Mas não desista dos desodorantes naturais porque com tanta opção de receita por aí você com certeza vai achar um que te atenda melhor. Mas, convenhamos, esse desodorante é tão prático e baratinho que vale fazer o teste! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: