O fudge brownie mais saudável e chocolatudo do mundo

Olá pessoas queridas. Hoje cheguei trazendo uma receita que vai deixar vocês de boca aberta. Um fudge brownie super chocolatudo com uma ganache maravilhosa e o melhor de tudo: ELE É MUITO SAUDÁVEL, low carb e sem glúten! Pra falar a verdade usei pouquíssimos ingredientes nele e inclusive tem um total de 0 farinhas. A textura dele também foi um show a parte, ficou ma-ra-vi-lho-sa.

brownie1

Tá, e qual é o segredo desse brownie maravilhoso? Antes de torcer o nariz quero deixar claro que eu também tinha preconceito com esse ingrediente antes de comer. Já cheguei a dizer que nunca prepararía essa receita e que os criativos da cozinha foram longe demais. No fim das contas eu fiz a receita pra ver de qual era e me apaixonei. Mal acreditei no que eu tava comendo. Estava tão lindo, cheiroso e macio que nem conseguia pensar no que eu realmente estava comendo. Todas as pessoas que provaram ele também ficaram chocadas.

Tá sentado(a)? O ingrediente base dele é…feijão.

O feijão é utilizado em doces já faz tempo lá no Japão, mas é muito comum ver nós, ocidentais, torcermos o nariz quando escutamos falar em sorvete de feijão, por exemplo. O fato é que o feijão é um ótimo ingrediente pra base de massas doces, e dá uma textura IN-CRÍ-VEL pro brownie. Essa receita me deu vontade de testar os famosos cookies ou blondies com massa de grão de bico ou essa mesma massa do brownie adaptada para um brigadeiro.

DSC_0007 copy.jpg

Quer entender como funciona essa receita? Ok, vamos lá:

Ingredientes da massa

  • 1 +1/2 xícara de feijão cozido, lavado e escorrido (preto ou azuki)
  • 1 xícara de açúcar (usei 1/2 de açúcar de coco e 1/2 de demerara mas vc pode adoçar como preferir. Fica ainda mais saudável se você substituir por outros adoçantes como maple, melado ou até mesmo steveia e xilitol)
  • 3 colheres de sopa de óleo (pode ser qualquer óleo, só não recomendo o azeite. Pode substituir por manteigas veganas [cacau, amêndoa, amendoim…])
  • 2 colheres de chá de baunilha
  • 1/2 xícara de aveia em flocos sem glúten
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sobremesa de vinagre de maçã

Modo de fazer

Preaqueça seu forno a 200 graus. Enquanto isso, leve ao processador de alimentos ou um liquidificador potente o feijão cozido (muito bem lavado e escorrido, ninguém quer brownie com gosto de feijão, né?) e processe junto com o açúcar por alguns minutos até que se forme uma pastinha. Depois é só acrescentar os outros ingredientes e levar ao forno em uma forma untada com azeite/óleo/manteiga vegana e cacau em pó por de 15 a 25 minutos, depende muito do seu forno. Pra saber o ponto certo é só usar o truque clássico: enfiou o palito/garfo e ele saiu sequinho, tá pronto.

Ingredientes da ganache

  • 1/2 abacate grande ou 1 avocado médio e bem maduro
  • 2 colheres de sopa de cacau
  • 100g de chocolate 70% cacau derretido
  • 2 colheres de sopa de açúcar

Modo de fazer

Assim como a massa do brownie, pra fazer a ganache basta bater todos os ingredientes no processador. Cubra o brownie (espere ele esfriar um pouco) com a ganache e leve pra geladeira por pelo menos 2h antes de tirar da forma se quiser que ela fique firme como ficou a minha.

Pra decorar usei quadradinhos e gotas de chocolate 70% e nibs de cacau.

Agora é só cortar, comer e ser feliz. Tô super curiosa pra saber se vocês curtiram a receita, então se fizerem me conta como ficou e o que achou.

Dica: essa é uma daquelas receitas ótimas pra mudar a cabeça de carnista cabeça fechada com comida. Mas só pode contar que foi feito de feijão depois da pessoa comer, é claro. 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: