Tônico facial 100% vegetal e natural para peles oleosas e acneicas

Ontem eu fiz um post super completo sobre meus higienizadores faciais e o Oil Cleansing method, e hoje tô voltando aqui pra falar um pouco melhor sobre o tônico que eu tenho usado nesse desafio de utilizar apenas cosméticos 100% vegetais, naturais e feito em casa na minha pele.

O tônico é feito a base de vinagre de maçã, chá verde e óleo essencial de tea tree.

Ele é indicado para peles oleosas e acneicas por ser cicatrizante, anti séptico e fungicida. Na minha rotina facial, é o segundo produto a ser utilizado, logo depois do higienizador, e serve pra equilibrar o pH da pele (que é ácido, assim como o vinagre) e tônificar. Os efeitos cicratizantes e fungicidas são um plus.

ao substituir a água pelo chá verde eu dei um poderzinho antioxidante extra nele.

Vamos aprender a fazer?

Ingredientes para 200ml de tônico

  • 50ml de vinagre de maçã orgânico, cru, não filtrado e não pasteurizado
  • 10 gotas Óleo essencial de tea tree (melaleuca)
  • 2 colheres de sopa de folhas de chá verde para 100ml chá
  • 75ml de água filtrada

Modo de fazer

Ao utilizar o vinagre de maçã, não devemos aplicá-lo diretamente na pele. Antes, devemos diluir na água filtrada, em 3 partes de água para 1 de vinagre. Para esse tônico, eu queria fazer render 200ml de produto, então minha proporção foi 150ml de água para 50ml de vinagre. Parti esses 150ml de líquido em metade água filtrada e metade chá verde concentrado, ou seja: 75ml de água filtrada e 75ml de chá verde concentrado. Basta juntar todos esses ingredientes e guardar em uma embalagem.

* Para fazer o chá basta ferver 100ml de água, e assim que começar a levantar fervura, desligar a panela e acrescentar as 2 colheres de sopa de folhas de chá verde. Abafar por 15 minutos e coar.

O que esse tônico faz?

Vinagre de maçã – Reduz a gordura e oleosidade da pele e seu ph ácido ajuda a equilibrar o ph da pele, o tornando menos propenso a infecções. Ele é rico em vitaminas A, B1, B2, B6, C e E, além de minerais como o potássio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e cobre, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ele é um remédio antifúngico extremamente eficaz. Caspa? Vinagre de maçã no couro cabeludo! Além disso, tonifica a pele e reduz rugas e manchas. Ele também elimina bactérias, sendo um ótimo aliado contra a acne por ser capaz de matar as bactérias causadoras da acne. Além de ser um daqueles ingredientes super versáteis que você também pode usar no cabelo como condicionador ou reconstrutor capilar (seu ph é ácido, e isso causa uma selagem dos fios do seu cabelo, sendo um ótimo tratamento para cabelos porosos. Ele deixa o cabelo com um brilho lindo! – Mas isso é assunto pra um próximo post).

Precisa ser orgânico, não pasteurizado, não filtrado e cru? De preferência sim. A qualidade do vinagre não orgânico cai muito em relação ao orgânico pelo motivo do primeiro ser filtrado, perdendo assim grande parte de seus nutrientes. O vinagre de maçã orgânico e não filtrado possui benefícios quase milagrosos. Mas é claro, se sua única opção for o vinagre de maçã convencional é possível usa-lo, e ainda manter as propriedades adstringentes e o equilíbrio de pH.

Óleo essencial de tea tree – Eu falei um pouco dele aqui no post sobre os higienizadores.

“Ele é um dos super óleos essenciais e é um poderoso remédio natural para diversas coisas, promovendo aumento de imunidade, é anti infecção, anti inflamatório, combate a placa dentária, um dos ingredientes mais indicados no combate à acne e micoses, dor de garganta… Ele também é antibiótico, antiviral, balsâmico, bactericida, cicatrizante, revigorante, expectorante, fungicida, inseticida, estimulante e sudorífero.  E pode ser usado até mesmo na limpeza da casa. Além disso, pode – e é – constantemente utilizado em conjunto com o óleo de lavanda. Se você está pensando em comprar algum óleo essencial e ainda não decidiu eu te recomendo que compre o de Tea Tree e lavanda (ou um dos 2) pela sua versatilidade e alto poder curador.”

Chá verde – Reduz a oleosidade, é antioxidante, antimicrobiano e cicatrizante. Auxilia no combate a acne. Suas substâncias podem ajudar a repelir as bactérias causadoras da acne. Ele também reduz a inflamação e fecha os poros. “Por conter flavonoides e polifenóis, poderosas substâncias anti-radicais livres, quando aplicado de forma tópica ou oral, protege a pele do envelhecimento precoce, do câncer de pele e dos danos causados pela exposição aos raios UV, além de aliviar o eritema (aquela vermelhidão) pós-sol”, fala a dermatologista Karla Assed, do Rio de Janeiro.

Então, resumindo, esse é um tônico adstringente, antifúngico, antiséptico, antiinflamatório, antioxidante, possui substâncias anti-radicais livres, previne o envelhecimento precoce, equilibra o ph da sua pele, reduz a oleosidade do seu rosto e é revigorante.

Esse é o meu terceiro dia seguido usando esse tônico. Desde então eu tenho amado. Só uso ele uma vez por dia pois o vinagre não deve ser exposto ao sol (pode causar queimaduras), mas já tenho conseguido sentir uma boa diferença na minha pele. No fim dessa semana vou postar as primeiras fotos de antes e depois, e aí vamos analisar se esse tônico é tudo isso que promete.

E não esqueçam que amanhã tem o post dos hidratantes. 🙂

Anúncios

Um comentário em “Tônico facial 100% vegetal e natural para peles oleosas e acneicas

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: