Utilizando cosméticos 100% naturais e receitas

Há um tempo atrás lá na minha adolescência eu tive uma crise hormonal que transformou a minha pele em uma extremamente oleosa e acneica. Isso foi uma coisa que mexeu muito com a minha autoestima, e eu nunca medi esforços pra cortar pela raiz os problemas que estimulassem qualquer situação prejudicial a minha autoestima. Pesquisei e pesquisei, e percebia que muitas vezes as pessoas iniciavam tratamentos indicados por dermatologistas com muitos produtos e extremamente caros, e muitas das vezes sem sucesso.

DSC_0341 editada.jpgSempre fui curiosa, e também por isso sempre tive o hábito de ler ingredientes de produtos, principalmente pra tentar entender como funcionam os princípios ativos dos cosméticos que eu comprava. Reparei que a maioria dos princípios ativos eram de origem natural e prometiam milagres por conta de seus benefícios, mas ao conferir a composição esses ingredientes naturais eram quase sempre os últimos da lista, o que significa que tinha uma porcentagem muito pequena desses ingredientes nos produtos em questão, e quase sempre insuficiente pra promover as mudanças benéficas propostas. Através de algumas buscas fui aprendendo que, muitas das vezes esses ingredientes sintéticos são criados para baratear o custo do produto imitando algo que é natural.

Por isso percebi que o que eu deveria fazer pra melhorar a minha pele era cuidar dela com produtos que eu saberia que colheria benefícios, e quanto maior a pureza e simplicidade do tratamento, melhor ele resultaria. Além de tudo, esse tipo de tratamento é bem mais barato que os métodos tradicionais de cremes artificiais e ácidos vendidos na farmácia. E se você deixa de comprar produtos com certa frequência e passa a reutilizar suas próprias embalagens você tá deixando de produzir uma quantia razoável de lixo, e essa é uma questão que realmente me importa.

Resumindo, fui bem sucedida nessa minha experiência na época, e por um longo tempo utilizei produtos naturais em meus cuidados com a pele e cabelo. Ainda utilizo alguns hoje em dia. Mas logo a rotina foi chegando e com ele a falta de tempo, que me influenciou muito a voltar a comprar produtos industrializados pro meu cuidado diário e até mesmo diminuir a minha frequência de cuidados em geral com pele e cabelo.

DSC_0306 EDITADA.jpg

Por que decidi voltar a usar produtos 100% naturais no cuidado da pele?

A diminuição do impacto ambiental quando optamos por essa escolha é indiscutível. Além de não contribuir pra grandes cadeias que torturam animais pra ganhar dinheiro a qualquer custo. Sem contar que muitos – mais do que realmente imaginamos – ingredientes presentes nos produtos que utilizamos além de apenas “maquear” seu rosto sem tratar (como é o caso do óleo mineral, que cria uma película que dá a aparência de maciez, mas além de não estar tratando realmente da sua pele, a película que ele cria impede sua pele de absolver os nutrientes provenientes de outros ingredientes como óleos vegetais e manteigas) podem ser prejudiciais à saúde e inclusive cancerígenos como é o caso dos parabenos. 

Não precisamos de produtos industrializados cheios de agentes ruins que nos prendem em um ciclo eterno de cuidar de problemas que nós mesmos nos trazemos utilizando esses produtos.

Pra além dos benefícios claros no corpo e saúde, nesse cronograma utilizarei ingredientes super versáteis, que vão baratear o custo na hora de separarmos aquele dinheirinho da vaidade. Quase todos os ingredientes podem ser utilizados na pele e cabelos, para diversas finalidades. Alguns deles podem ser inclusive ingeridos (faço a linha “não use nada no seu cabelo que você não colocaria na sua boca” – ou mais ou menos isso rs) e são bem concentrados, sendo necessário apenas um pouquinho de cada ingrediente. Ah, e eles possuem largos prazos de validade, então não se preocupe, você não vai precisar comprar tudo isso de novo tãaaao cedo, por isso vale a pena investir.

Aqui a lista de todos os ingredientes utilizados

  • Óleo de coco 100% vegetal 
  • Óleo de amêndoas doce 100% vegetal 
  • Óleo de Rosa Mosqueta 
  • Óleo essencial de tea tree
  • Óleo essencial de lavanda
  • Vinagre de maçã cru, orgânico, não filtrado e não pasteurizado
  • Soro Fisiológico
  • Folhas de chá verde
  • Argila verde
  • Gel de babosa
  • Borra de café

Esses ingredientes, além de estarem com certeza no top 20 dos ingredientes mais usados na cosmética, são indicados para todos os tipos de pele, mas principalmente para peles oleosas e acneicas, por conta da grande quantidade de propriedades bactericidas, antifúngicas, anti inflamatórias e cicatrizantes. Além de conter também uma boa quantidade de propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento, e vitaminas A e E, que promovem a regeneração da pele, hidratação e clareamento de manchas.

Minha rotina de cuidado com a pele envolve:

  • Demaquilante de óleo de coco 100% puro (alto potencial de limpeza de forma suave, não agride os olhos e tira muito bem a maquiagem e impurezas)- 
  • Esfoliante de óleo de coco com borra de café (A borra de café é um ingrediente altamente utilizado para fins cosméticos por ser um excelente estimulador de circulação e regenerador celular, além de remover com delicadeza as impurezas e células mortas. Já o óleo de coco mantém o esfoliante suave e não agressivo à pele, evitando um efeito rebote) 
  • Sabonete de argila verde com óleo essencial de tea tree (melaleuca)
  • Higienizador (cleansing method – Falei dos meus higienizadores e desse método aqui Pessoas com a pele oleosa: atenção especial pra esse post) – Feito a base de óleo 100% vegetal de cenoura com extrato de alecrim
  • Tônico facial (Equilibra o pH da pele e limpa sem agredir. É antifungico, bactericida, antiinflamatório, antioxidante, regenerador celular e cicatrizante) – Feito com vinagre de maçã orgânico e cru, chá verde concentrado, óleo essencial de tea tree (melaleuca) e água filtrada
  • Hidratante facial (Retém hidratação, possui vitamina A, E e também é bactericida, antiinflamatório e antioxidante, além de calmante para a pele. Além de ajudar a clarear possíveis manchas na pele)- Com água de arroz fermentada, soro fisiológico, óleo de rosa mosqueta 100% vegetal, óleo de amêndoas doce 100% vegetal e óleo essencial de lavanda.
  • Primer – Feito com leite de magnésia aplicado puro

Máscaras a base de água OPCIONAIS para serem usadas a cada 15 dias ou semanalmente

  • Máscara super antioxidante – Com açafrão e canela
  • Máscara revitalizante – Com argila verde e óleo essencial de tea tree (melaleuca)

DSC_0338 editada.jpg

Manteiga hidratante para o corpo

  • Hidratante corporal – Feito de uma mistura de manteigas de cupuaçu e murumuru, óleo de rosa mosqueta, óleo de amendoas, óleo essencial de tea tree e de lavanda

Pra quem quer saber onde compro os produtos: A grande maioria deles eu comprei na Mundo Verde. Em qualquer Mundo Verde você encontra os óleos essenciais e vegetais e também a argila e o vinagre de maçã cru, orgânico, não filtrado e não pasteurizado. Além dessa loja, as lojas de produtos naturais ou artesanais (que vendem artigos de velas e sabonetes) vendem. As manteigas comprei em uma loja no centro do RJ – Saara pra ser mais precisa. A loja se chama “Reduto das essências” e fica na Rua Senhor dos Passos, 54. Já o soro fisiológico e o leite de magnésia vendem em qualquer farmácia.

E vocês, já utilizaram algum ingrediente 100% natural na rotina de beleza? Existe um específico que você não larga por nada? Pra mim é o óleo de coco, não largo por nada.

Anúncios

2 comentários em “Utilizando cosméticos 100% naturais e receitas

Adicione o seu

    1. Oii Anne, tudo bem? De fato, a durabilidade desses cosméticos é bem pequena, alguns inclusive duram apenas 1 semana como é o caso da água de coco, por exemplo. O que eu faço quando a durabilidade é pequena é fazer em bem pouquinha quantidade, seguindo as proporções da receita original. Então geralmente divido a receita por 2 ou 3, aí não tem desperdício 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: