Banoffee Vegana: veganizando sobremesas tradicionais

Hey! Hoje cheguei trazendo inspiração pra todo mundo fazer um docinho nesse feriado e conquistar o coração dos carnistas com as maravilhas da nossa querida culinária vegana.

DSC_0254 copy.jpg

* Sobrea Banoffee Pie: Ela é uma receita tradicionalmente inglesa, vendida geralmente em pubs ingleses. O nome é básicamente a junção dos 2 ingredientes principais dessa torta: Banana e toffee. O toffee é esse doce de leite bem marronzinho, bem caramelado que fica um absurdo de bom com banana. Doce de leite + banana: Não tem como dar errado.

Essa Banoffee na verdade foi um improviso. Eu trabalho em uma produtora que faz o digital do Food Network, canal de TV por assinatura de culinária, e minha chefe linda colocou uma receita de doce de leite vegano na lista pra fazeremos vídeo. Depois que esse vídeo ficou pronto a diretora me trouxe um potinho do doce de leite pra provar e eu amei. Só que era um potinho generoso e acabou sobrando um monte na minha geladeira, aí fiquei pensando em receitas tradicionais que levassem doce de leite, e resolvi fazer essa tortinha linda chamada Banoffee.

doce de leite 3.jpg

Aproveitei que teria mais um desafio que seria fazer o merengue, já que eu tinha aquafaba (pra quem não sabe: Aquafaba é a água de cozimento de grãos como grão de bico ou ervilha que pode ser usada para substituir clara de ovo em algumas receitas) guardada na geladeira mas não sabia muito o que fazer com ela (e nunca tinha feito nada de aquafaba na vida). Pra minha surpresa deu mais certo do que eu imaginava, e olha que fiz no multiprocessador! (com o aparelhinho que eles chamam de emulsificador).

Enfim, sem mais delongas, vamos à receita:

DSC_0247 copy.jpg

Receita

Ingredientes

Para a base

  • 1 xícara de amêndoas
  • 1/2 xícara de farinha de coco
  • 1 xícara de tâmaras sem caroço
  • 1 colher de sopa de manteiga de amêndoas (pode substituir por óleo de coco, manteiga de amendoim ou qualquer coisa bem gordurosa que ajude a dar liga)

Para o doce de leite (essa é a receita original, rende mais doce de leite que eu julgo necessário pra torta, mas como não sei exatamente as medidas recomendo fazer essa receita e guardar se sobrar – dura bastante tempo na geladeira)

  • 1 litro de leite de coco
  • 1 xícara e 1/4 de açúcar demerara
  • 1 pitada de sal
  • Essência de baunilha a gosto

Para a aquafaba

  • 120ml de aquafaba (água do cozimento do grão de bico – pode ser aquela água que vem no grão de bico em lata/vidro)
  • 3 colheres de sopa de açúcar demerara (ou mais, dependendo do seu gosto)
  • 1 1/2 colher de chá de essência baunilha

 

Modo de fazer

A primeira coisa que você vai fazer vai ser a massa. Não tem mistério: Bate as amêndoas até virar uma farofinha, depois acrescente os demais ingredientes até virar uma massa moldável. Coloque em uma forma de fundo removível apertando bem a massa e leve pro congelador enquanto faz o resto das coisas.

DSC_0194 copy.jpg

Massa pronta, vamos pro doce de leite. Derreta o açúcar em uma panela até virar caramelo (deve levar cerca de 7 minutos). Em outra panela, aqueça o leite. Junte o leite quente ao caramelo e mexa bem. Deixe o doce reduzir até a metade, mexendo de vez em quando (cerca de 30 minutos). Quando engrossar, acrescente o sal e a baunilha. Reserve na geladeira por 2 horas. Depois, consuma.

DSC_0200 copy.jpg

Pra aquafaba: É só bater a água do grão de bico/ervilha (batedeira ou multiprocessador com emulsificante, não dá certo bater na mão nem com lâminas [liquidificador não vai funcionar mesmo]) por uns 5 minutos sozinha, depois acrescentar a essência de baunilha e o açúcar (eu bati no liquidificador pra ficar bem fininha porque tive medo de atrapalhar a textura do chantili, mas já vi muita gente que faz com o demerara in natura mesmo – também não usei o açúcar de coco pra não interferir na cor branquinha) e bater até ficar no ponto desejado. Pra essa torta não precisa estar suuuper firme, mas acho que a minha ficou lisa demais. Talvez se eu tivesse cremor de tártaro ajudaria na consistência.

DSC_0218 copy.jpg

Depois de tudo pronto é só montar! Despeje o doce de leite na base da torta, coloque as bananas fatiadas (usei umas 2 bananas da prata grandes, pode usar umas 3 pra ficar bem bananudo) e chantily por cima. Decorei com canela, nibs de cacau e chocolate 70% cacau derretido, mas essa parte fica a seu critério.

DSC_0233 copy.jpg

Ah, e se você preferir substituir o açúcar por alguma outra opção mais magrinah essa torta vira Paleo friendly.

E vocês, estão pretendendo fazer algum prato especial nesse feriado? Me conta! E se fizerem a receita me contem também como ficou. Bom feriado pra todos e até o próximo post. 🙂

 

 

Anúncios

4 comentários em “Banoffee Vegana: veganizando sobremesas tradicionais

Adicione o seu

  1. Gata, o emulsificante do teu processador é aquele branquinho de plástico, todo furado? Também não tenho batedeira e por uma coincidência maravilhosa do destino, tenho todos os ingredientes em casa. ❤

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oooooutra coisa. Será que se eu misturar leite de coco com leite de gergelim (tudo caseiro que fiz essa semana) vai ficar bom o gosto? Desculpa tanta pergunta, mas é que to muito emocionada e quero fazer esse doce tipo ontem…hahaha!

    Curtido por 1 pessoa

    1. O emulsificador é esse aqui, igual o da foto: http://mlb-s2-p.mlstatic.com/disco-emulsificador-do-processador-philips-walita-ri7761-649101-MLB20271465033_032015-F.jpg
      (Confesso que demorei muito pra descobrir pra que ele servia HAHAH)

      Sobre os leites: Eu acho que o leite de gergelim por si só tem um gosto bem forte, não tenho idéia se ficaria bom, talvez não fique… Eu apostaria em misturar seu leite de coco caseiro com um pouquinho de leite de coco culinario pra render! De qualquer forma, se testar com o de gergelim me fala? Quero saber se dá certo também

      Curtir

      1. O meu disco do processador é bem parecido. Tem os furos mas tem uma outra parte de plástico que tampa. Já fiz bolo com ele mas não tinha nem me dado conta de tentar bater a aquafaba também. Vou tentar e te aviso. Beijo e obrigada.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: