Creme low sugar de Cacau e Avelã (Nutella Vegan)

Quem não ama creme de avelã com cacau é porque nunca comeu a versão caseira dele. Essa receita é perfeita para as pessoas que amam nutella, mas também é perfeita pra quem não gosta tanto assim da original por achar que ela é doce demais, pois nessa versão você pode controlar o quão doce vai ficar a sua pasta.  Sem contar que sentir esses pedacinhos crocantes de avelã é maravilhoso! Mas bem, chega de enrolação e vamos pra receita.

nutella e bananabread.jpg

Receita

INGREDIENTES

  • 1 1/2 xíc. de avelãs
  • 1/3 xíc. de açúcar de coco
  • 3 tâmaras sem caroço
  • 1 xíc. de leite vegetal (usei o de coco)
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1/3 de cacau em pó

nutela mesa.jpgModo de Fazer

Em uma assadeira, espalhe as avelãs e leve ao forno pré aquecido a 180° por mais ou menos 15 minutos ou até elas ficarem levemente douradas (não deixe queimar). Retire as cascas das avelãs colocando-as em um pano de prato limpo, fechando-o como uma trouxinha e esfregando as avelãs umas nas outras. Isso deve demorar alguns minutos. Não é necessário retirar todas as cascas, apenas a maior parte.

Espere as avelãs amornarem e leve-as direto pra processar, até que vire uma pastinha. Vá adicionando o óleo de coco aos poucos. Logo em seguida já pode adicionar o resto dos ingredientes e continuar processando tudo até a pasta adiquirir a consistencia desejada.

Sobre a consistencia: Eu prefiro ela mais em pedacinhos, mais areada, fica um gostinho mais integral da avelã. Dá pra bater mais e deixar mais cremoso. Mas se você quiser deixar beeem cremosão, assim como a nutella de verdade, é só trocar o cacau em pó por chocolate 70% derretido. Eu preferi o cacau por ser uma versão bem mais saudável, low sugar e mais caseira.

Espero que vocês reproduzam essa receita em casa e me contem o resultado!

E pra dar mais um incentivo pra vocês fazerem a receita, em uma postagem futura vou ensinar a fazer vegan ferrero rocher com esse creme de cacau que, assim como esse creme, vai agradar veganos e não veganos! 🙂

ATT SOBRE ARMAZENAMENTO: pra guardar o creme é necessário usar um pote de vidro esterelizado! Caso contrario, seu creme pode não durar muito tempo, já que ele não possui conservantes como os industrializados e as bactérias podem se proliferar nele fazendo com que estrague bem rápido. Para esterelizar o pote é só deixa-lo em água fervente por alguns minutos e depois deixar secar naturalmente.

Anúncios

2 comentários em “Creme low sugar de Cacau e Avelã (Nutella Vegan)

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: